Ir para Barra do Governo
Portal do Governo Brasileiro

FIES

Acesso das mantenedoras ao SisFIES

Fundo Nacional de Educação

Quem acredita em si mesmo merece o nosso crédito.

SisFies

Simulação

Simule aqui os valores das prestações a serem pagas durante todas as fases do
financiamento, observando que:

  • a) O simulador possui caráter meramente ilustrativo e tem por objetivo disponibilizar informações aproximadas sobre a sua dívida futura, bem como sobre o montante de recursos a serem despendidos mensalmente para quitá-la;
  • b) A simulação aqui realizada considera o dia de hoje como data de assinatura do contrato;
  • c) Os valores das prestações são calculados considerando os dados que você informar ao sistema.
1/2024
6,50%
18 Meses
19/03/2024

Regras de financiamento:


De acordo com as novas regras estabelecidas para o FIES, os estudantes passaram a contar em seus financiamentos com taxa de juros anuais de 6,5% ao ano, prazo de carência de 18 (dezoito) meses e ainda com período de amortização de até 3 (três) vezes o tempo de permanência na condição de financiado.

Também, sem prejuízo do prazo de amortização, as fases do financiamento foram reduzidas de 4 para 3, ou seja, excluiu-se a fase em que o estudante pagava nos primeiros 12 (doze) meses seguintes ao da conclusão do curso o valor correspondente à parcela paga à instituição de ensino.

Além disso, os estudantes que exercerem as profissões de médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada e de professor da educação básica poderão, na forma do regulamento, abater mensalmente 1% do saldo devedor consolidado de seus financiamentos.

Fases do financiamento:


  • 1 - UTILIZAÇÃO: período compreendido entre o ingresso do estudante no Fies e o mês imediatamente anterior ao início da fase de carência. Ao longo deste período, o estudante financiado fica obrigado a pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o financiamento, limitados a R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).
  • 2 - CARÊNCIA: período compreendido entre o mês subseqüente ao término da fase de utilização e o mês imediatamente anterior ao início do período de amortização. Durante este período, o estudante financiado fica obrigado a pagar os mesmos juros previstos na fase de utilização.
  • 3 - AMORTIZAÇÃO: período iniciado no 19° (décimo nono) mês imediatamente subsequente à fase de utilização. Nesta fase, o saldo devedor do financiamento é amortizado com base no valor apurado mediante a aplicação da Tabela "Price", em parcelas mensais, iguais e sucessivas, pelo prazo de até 3 vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal