Ir para Barra do Governo
Portal do Governo Brasileiro

FIES

Acesso das mantenedoras ao SisFIES

Fundo Nacional de Educação

Quem acredita em si mesmo merece o nosso crédito.

SisFies

Abatimento de 1% – Professor

Você professor, que financiou o seu curso de licenciatura pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pode estar apto a solicitar o ABATIMENTO mensal de 1% do saldo devedor, conforme previsto no artigo 6º–B da Lei nº 10.260/2001 (incluído pela Lei nº 12.202/2010).

Confira o passo a passo para solicitar o ABATIMENTO:

  • 1º Passo: Solicitação no portal do SisFIES.

    O primeiro passo é acessar o Simec através do endereço https://simec.mec.gov.br e efetuar o seu cadastro, informando os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante/professor informará CPF, data de nascimento, endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante/professor acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante/professor receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro. Após a validação, o estudante/professor deverá acessar o sistema para solicitar o Abatimento.
  • 2º Passo: Confirmação das informações

    Após concluir a solicitação de ABATIMENTO, o professor deverá aguardar a confirmação das informações de atuação profissional pelo(s) Secretário(s) de Educação. O Secretário poderá concordar ou não com tudo o que foi declarado pelo professor.
  • 3º Passo: Notificação ao FNDE

    Após a confirmação dos meses trabalhados e do efetivo exercício ou não do estudante/professor solicitante pelo Secretário, o estudante/professor receberá uma mensagem eletrônica com o resumo da(s) atuação(ões) profissional(is).
  • 4º Passo: Notificação ao Agente Financeiro

    Após a confirmação pelo Secretário das informações apresentadas, o estudante/professor deverá novamente acessar o Sistema de Abatimento de 1% - Professor, conferir as informações referentes à aprovação do Secretário e enviar a solicitação para o Agente Financeiro responsável pelo financiamento para que a cobrança das prestações referentes à amortização do financiamento seja suspenso e concedido o abatimento, na forma do regulamento. Se as informações validadas pelo Secretário necessitarem de correções, o estudante/professor deverá reenviar o pedido.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal