Ir para Barra do Governo
Portal do Governo Brasileiro

FIES

Acesso das mantenedoras ao SisFIES

Fundo Nacional de Educação

Quem acredita em si mesmo merece o nosso crédito.

SisFies

Interessados em obter o Fies

Todas as instituições de ensino participantes do Fies são obrigadas a cumprir fielmente a legislação e o Termo de Adesão, além de terem o dever de esclarecer e tornar públicas ao seus discentes todas as normas que disciplinam o Financiamento Estudantil e o valor das mensalidades e descontos praticados para cada curso.

O estudante financiado pelo Fies tem direito ao mesmo desconto geral concedido aos demais estudantes da instituição de ensino para a cobrança de mensalidades, como por exemplo, o desconto por pontualidade no pagamento. Fique atento aos valores da mensalidade cobrada, pois depois de concluir o curso, você será o responsável pelo pagamento do financiamento.

O Fies não é um programa de bolsas. O Fies é um financiamento e deve ser pago pelo estudante financiado como qualquer outro financiamento. O Fies se diferencia dos demais financiamentos por conta das condições especiais de correção do saldo devedor, de composição do prazo para pagamento e de garantias exigidas, e não pela ausência de cobrança do valor emprestado.

As condições especiais para abatimento do saldo devedor do financiamento são destinadas exclusivamente a professores e médicos, conforme o atendimento a requisitos específicos da legislação. Portanto, qualquer outro tipo de trabalho, como, por exemplo, atividade voluntária, não isentará o pagamento do empréstimo realizado pelo Fies.

Se o estudante é bolsista da instituição de ensino e atende aos requisitos para manutenção desse benefício, lembre-se que o valor correspondente à bolsa deve ser deduzido da mensalidade cobrada no seu financiamento do Fies.

Todos os procedimentos necessários à inscrição, seleção e manutenção do financiamento são realizados por meio dos sistemas do Ministério da Educação (FiesSeleção e SisFIES), cujos registros são espelhados nos sistemas dos agentes financeiros. Assim, os módulos e aplicações desses sistemas reproduzem as regras contidas na legislação do Fies. Dessa forma, nenhuma contratação ou modificação de cadastro pode ser realizada sem o registro nesses sistemas!

O acesso aos sistemas do Fies é realizado mediante utilização de login e senha de uso pessoal e exclusivo. Portanto, não forneça esses dados a ninguém, sob qualquer pretexto. Essa chave de acesso é sua segurança para garantir que os dados que você informou na inscrição e nos aditamentos contratuais estão corretos e passíveis de comprovação.

Em qualquer hipótese é vedada a inserção de informações falsas ou divergentes em relação à renda do grupo familiar, ao curso, a quantidade de semestres cursados ou a cursar, ao valor da mensalidade, à instituição de ensino, ou a qualquer outra informação pessoal ou acadêmica nos sistemas do Fies. Essas incorreções podem, dentre outros problemas, provocar o encerramento antecipado do financiamento e à necessidade imediata de quitação do saldo devedor pelo estudante.

Lembre-se que as inscrições ao Fies são gratuitas e a classificação para ocupação das vagas nos cursos financiados é realizada de acordo com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para a transferência para outra instituição de ensino ou outro curso também é verificada a nota do Enem.

Portanto, fique alerta se alguém lhe oferecer facilidades para obtenção do Fies. Não permita e nem realize procedimentos indevidos. Fique atento às regras do Fies.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal